segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Namoro certo




Há poucos adolescentes e jovens que realmente refletem com seriedade sobre o propósito do namoro, o que é uma pena! Em geral, eles respondem prontamente a uma atração física ou são vítimas de uma forte carência afetiva e vêem na outra sua chance de ter esse sentimento suprido.
Para tornar-se válido, o namoro deve conter ao menos duas razões básicas:

Socialização
Uma oportunidade que o jovem tem para relacionar-se de forma saudável com o sexo oposto. Um crescimento em seu relacionamento interpessoal.

Escolha
Uma opção consciente, decisiva, definitiva e madura sobre a pessoa com a qual escolher passar o resto de sua vida.
Para a pessoa comprometida com Cristo e sua Palavra existem alguns padrões Bíblicos.

Padrões Bíblicos
No decorrer do relacionamento de namoro, noivado, creio que existem quatro padrões que a Bíblia ensina e que devem ser observados, estudados e aplicados dia após dia.

1. Teria somente um namorado cristão
Em termos práticos isso significa que um jovem comprometido com Cristo vai namorar, noivar e casar com uma pessoa também comprometida incondicionalmente com o que Deus ensina em sua Palavra (2 Coríntios 6.14-18)

2. Basearei meu namoro nos princípios de Deus
Os valores, alvos e comportamento de duas pessoas que namoram e noivam não são baseados em costumes, comportamento ou valores da sociedade. Isto requer um compromisso com a Palavra de Deus ( 1 Coríntios 10.31).

3. Não defraudarei em meu namoro
O maio problema que o jovem enfrenta em seu namoro são as carícias descontroladas onde acontece defraudação física.
Defraude significa despertar, acordar e suscitar desejos sexuais em outra pessoa que, dentro dos princípios cristãos, não podem ser satisfeitos fora do casamento.
Pais e lideres de adolescentes e jovens da igreja devem estar constantemente dialogando, com a Bíblia como guia de estudo, sobre os perigos nefastos da defraudação. Essa prática tem levado os jovens evangélicos a um profundo sentimento de culpa que prejudica sua comunhão com Deus e anula a alegria da experiência cristã.
Há também a defraudação emocional, isto é, o rapaz ou a moça dá a entender que gosta, sente-se atraído (a) por alguém, quando na verdade não tem a menor intenção de envolver-se mais seriamente. A pessoa em questão, fazendo uma leitura através das atitudes que a outra tem para com ela, acaba se ferindo emocionaLmente, ferida esta que demora muito tempo para ser curada (1 Tessalonicenses 4.1-8)

4. Viverei em harmonia no meu lar
Deus usa nossa própria família, nosso pai e nossa mãe, nossos irmãos e a situação em nossa casa, para nos moldar e desenvolver em nós qualidades espirituais, preparando-nos para nosso próprio casamento.
Uma lição básica que Deus quer que todo jovem aprenda é saber viver debaixo da autoridade que Ele estabeleceu. Romanos 13.1 nos diz que toda autoridade é instituída por Deus. Então, é extremamente importante para o seu casamento aprender a submeter a sua vontade primeiramente à liderança do Espírito Santo. Hebreus 5.8 afirma que Jesus, embora sendo Filho, aprendeu obediência pelas cosas que sofreu.
Aprender a viver em paz e harmonia com nossos pais ou nossos irmãos, às vezes demandará em sofrimento e até desentendimentos, mas Ito é parte do plano de Deus para sermos conforme a imagem de seu Filho (Romanos 8.29).

O futuro casamento depende muito do tipo de namoro que o jovem tenha. Ter um namoro nos princípios da Palavra de Deus demandará um casamento feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário